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Alinhamento e Balanceamento

O alinhamento nos veículos previne:
• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;
• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para uma melhor aderência do veículo aumentando dirigibilidade e a segurança.


O alinhamento deve ser feito a cada 5.000 km rodados, ou quando o veículo apresentar uma dessas condições:

Ao substituir os pneus ou qualquer parte da suspensão;
Quando os pneus apresentam desgaste inregular;
Quando o veículo apresentar mudança de direção.

O balanceamento faz com que o veículo mantenha o equilíbrio, evite as vibrações e preserve a vida útil do pneu. Cada vez que o pneu é alterado, o carro vai precisar de balanceamento. Você também vai precisar de balanceamento se o seu carro estiver com vibração no volante, se houver um pneu furado e também, preventivamente, a cada 5.000 km. Não realizar o serviço, além de causar vibração do veículo, pode levar ao desgaste prematuro dos pneus alem de danificar componentes da suspensão.

Amortecedores e Freios

Os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

Por isso, o ideal é que os amortecedores sejam verificados periodicamente. Caso o motorista perceba anormalidades na dirigibilidade do veículo, convém antecipar a checagem desses itens.

Quando realizar a troca de freios?

- Troque as pastilhas a cada 10 mil quilômetros ou quando o sensor acender ou quando ouvir o barulho metálico;
- Verifique os discos quando for trocar a pastilha;
-Troque o fluido a cada 30 mil quilômetros ou 2 anos de uso, o que vier primeiro.

Suspensão e Arrefecimento

De uma forma geral, a verificação da suspensão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Essa periodicidade permite que se percebam defeitos ainda no início para realizar a troca preventivamente. Deve ser analisado se a direção está com folga, o que indica uma possível substituição dos terminais de direção.

O melhor indicador de problemas na suspensãoé você mesmo. Fique atento a barulhos e alterações no conforto e no modo de conduzir o seu veículo. Conhecê-lo bem é importante. E para manter a suspensão do seu carro sempre em boas condições, adquira alguns hábitos simples: evite trafegar por estradas esburacadas, passe devagar pelos buracos que não conseguir evitar e não exceda a carga útil do veículo.

O sistema de arrefecimento do motor é responsável por manter a temperatura ideal do veículo. Desta maneira, impede que o automóvel, quando em atividade, fique muito quente. Portanto, opera tanto como uma proteção para o veículo quanto para o condutor

As peças do sistema de arrefecimento devem ser trocadas de acordo com a orientação feita pelo fabricante ou quando apresentarem defeito.

A regra para o fluido do sistema é diferente. O ideal é seguir a recomendação do manual do proprietário que indicará o prazo de troca do fluido. A indicação de troca preventiva é a cada 1 ano. Assim, a cada ciclo completo é fundamental que o condutor leve o carro até uma oficina mecânica especializada para fazer a verificação.

Mecânica de motores e Borracharia

A falta de manutenção adequada dos motores pode comprometer muito o desempenho do veículo — o consumo de combustível aumenta, há perda de potência e de aceleração e a vida útil diminui drasticamente.

A manutenção periódica do motor precisa ser feita, no mínimo, uma vez ao ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Esta periodicidade ajuda a manter o motor regulado. Por serem as peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. Aí não tem jeito: as condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios. Até o consumo de combustível sofre alterações!

Não existe uma conta exata de quanto tempo ou quantos quilômetros podem durar os pneus. O fato é que a manutenção de rotina aumenta sua durabilidade. Sem falar que os próprios pneus dão sinais claros de que está na hora de realizar a troca!

Injeção eletrônica e Limpeza de bicos

Com o sistema de injeção eletrônica, o motor do automóvel é programado para trabalhar em condições ideais. Ele se adequa ao consumo de combustível e o processo de combustão fica mais eficiente e econômico. Além disso, há outras vantagens do sistema, confira:

- Partidas mais rápidas;
- Maior rendimento do motor;
- Menos poluição nas cidades;
A limpeza de bicos injetores precisa ser feita quando há um grande acúmulo de sujeira no seu interior, o que é facilmente detectado por aparelhos específicos em testes específicos.

Normalmente, os carros possuem um aviso no painel que alertam o dono do veículo sobre o problema, que é a luz de um símbolo de injeção acessa.

Troca de óleo e filtro, velas e cabos

Todos os fabricantes recomendam a troca do óleo em determinados períodos, variando de acordo com o tipo de motor, modelo ou marca. Apesar de cada veículo ter uma especificação, a recomendação geral é a substituição de óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor.

Nos carros mais antigos, quando não se se sabe quando foi trocado, o melhor é fazer a substituição e depois verificar o nível e o consumo de óleo no período. Geralmente os mais cuidadosos trocam a cada 5.000 km.

No caso de carros novos, a média de intervalo entre as trocas é de 10.000 km ou 12 meses de uso, o que vier primeiro.

É recomendável fazer a troca das velas a cada 20 mil quilômetros em média. Na hora de trocá-las é importante checar também os cabos de ignição, responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição para as velas do motor. Cabos danificados podem provocar a fuga da corrente que chegaria às velas. Eles podem estar cortados ou com desgaste pelo contato com o motor quente. Os cabos são feitos de borracha sintética ou silicone que suportam altas temperaturas, mas se encostarem no bloco quente do motor podem derreter.

Não há uma recomendação específica sobre a quilometragem necessária para trocar os cabos. Mas, a durabilidade média está entre 30 mil e 40 mil KM, dependendo do tipo de cabo e de veículo.

Higienização de ar condicionado silenciosos

A recomendação geral é que se faça a limpeza do ar-condicionado automotivo a cada seis meses, além de providenciar uma manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados. Porém, alguns sinais também podem indicar essa necessidade. Entenda a seguir:

- Mau cheiro
- Problemas respiratórios
- Dificuldade de ventilação

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